i

Candidaturas abertas 2021/2022

Consulte a nossa oferta formativa e faça já a sua candidatura. Saiba mais

Prevenção e Controlo de Infeção

Pathogenic Viruses Causing Infection In Host Organism , Viral Disease Outbreak , 3d Illustration

A Infeção Associada aos Cuidados de Saúde (IACS) e o crescente aumento das resistências bacterianas aos antibióticos e aos antimicrobianos são problemas muito preocupantes para as unidades prestadoras de cuidados de saúde.

Portugal é um dos países da União Europeia com uma das mais elevadas taxas de IACS.

As significativas taxas de resistência a antimicrobianos exigem dos profissionais que integram o Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (PPCIRA) uma abordagem global e integrada, com o objetivo de reduzir a taxa de IACS, promover a prescrição judiciosa de antimicrobianos e diminuir a taxa de microrganismos com resistência a antimicrobianos.

É exigido aos profissionais de saúde que os processos de gestão se sustentem em medidas de planeamento estratégico e inovador, quer ao nível da prevenção e segurança do cliente, como ao nível da promoção da saúde e da literacia dos cidadãos.

A capacitação dos profissionais e o investimento na aquisição e aperfeiçoamento de competências é determinante para a adoção de medidas adequadas e continuadas no que respeita à implementação dos procedimentos de prevenção e controlo de infeção, a qual se constitui uma componente estruturante das políticas de qualidade das instituições de saúde.

Desenvolver competências em Prevenção e o Controlo da Infeção Associada aos Cuidados de Saúde em dimensões relativas à clínica, epidemiologia, microbiologia, gestão da qualidade institucional, investigação, enquadramento jurídico e princípios éticos e deontológicos.

  • Adquirir conhecimentos avançados sobre o Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos.
  • Conhecer as políticas e legislação associados ao PPCIRA.
  • Refletir sobre os Princípios Éticos e Deontológicos no âmbito da Prevenção e Controlo de Infeção.
  • Capacitar os profissionais para um desempenho proativo na supervisão das práticas locais de prevenção e de controlo de IAC e para a implementação de programas de vigilância epidemiológica nacional.
  • Conhecer os processos de Qualidade e de Auditoria no âmbito do PPCIRA.
  • Promover boas práticas de Prevenção e Controlo de Infeção enquadradas no definido pelo PPCIRA.
  • Promover o consumo de investigação e estimular a pesquisa de evidências científicas que melhorem as práticas no âmbito do PPCIRA.
  • UC1 – Fundamentos em Prevenção e Controlo de Infeção e o referencial PPCIRA – 6 ECTS
  • UC2 – Políticas e Princípios Éticos e Deontológicos em Prevenção e Controlo de Infeção – 4 ECTS
  • UC3 – Epidemiologia e Microbiologia Aplicada à Prevenção e Controlo de Infeção – 4 ECTS
  • UC1 – Investigação em Prevenção e Controlo de Infeção – 4 ECTS
  • UC5 (opção) – 6 ECTS
    a) Gestão e Liderança em Prevenção e Controlo de Infeção
    b) Sistemas de Informação em Enfermagem
  • UC6 – 6 ECTS
    Prática Clínica em Prevenção e Controlo de Infeção + Relatório
    ou
    Seminário de Projeto Profissional + Relatório

– João Varandas Fernandes
– Sandra Queiroz
– Ilda Lourenço
– Sérgio Gomes
– Fernanda Pereira
– Maria José Costa Dias

Com o intuito de permitir o acesso ao curso a todos os profissionais de saúde, incluindo os provenientes dos países da lusofonia, o Plano Formativo, pode assumir diferentes tipologias:

Pós-Graduação de Enfermagem em Prevenção e Controlo de Infeção – Enfermeiros (Componente Teórica + Prática Clínica) – versão obrigatória para Enfermeiros. Esta estrutura formativa tem como objetivo um futuro enquadramento nas condições exigidas pela Ordem dos Enfermeiros (OE) para a atribuição da Competência Acrescida em Enfermagem e Controlo de Infeção. 30 ECTS

Pós-Graduação em Prevenção e Controlo de Infeção – Outros Profissionais (Componente Teórica + Seminário de Projeto) – versão para outros Profissionais de Saúde em função dos contextos laborais em que se encontrem inseridos. 30 ECTS

Nos casos em que o prossional de saúde deseje realizar à componente teórica da formação para adquirir conhecimentos, aperfeiçoar competências e melhorar procedimentos técnicos, pode fazê-lo e, desde que cumprida a obrigatoriedade de se submeter ao processo de avaliação individual, obtém o Certificado de Curso Avançado de Prevenção e Controlo de Infeção – 23 ECTS.


4
4 de 5
6 classificações

Classificação detalhada

Estrelas 5
3
Estrelas 4
0
Estrelas 3
3
Estrelas 2
0
Estrelas 1
0

{{ review.user }}

{{ review.time }}
 

Mostrar mais
Por favor, iniciar sessão para deixar uma revisão
Duração
250 horas
ECTS
30
Quinta e Sexta-feira das 17h30 às 21h30 e Sábado das 9h00 às 18h00 (Decorre quinzenalmente)
Condições de pagamento